Faturação Eletronica Cabelereiros e Centros Estéticos: o que fazer

O Faturamento Eletronico entra em vigor a partir do dia 1 de Janeiro de 2019 e se refere a empresas  ou os titulares com CNPJ, portanto todas com empresas privadas ou publica . Aqui o guia completo  e definitivo para salões de beleza e estética para resolver todas as dúvidas  e saber mais como se ajustar, para evitar multas e sanções. 

Se refere a cabelereiros centros estéticos?

Sim.A partir desse ano será necessario emitir faturas de forma eletronica. E receberá também de forma eletronica.

Existem alguns casos particulares de exclusão do faturamento eletronico?

Estão isentos  do faturamento ativo e faturamento eletronico os titulares com CNPJ nos regimes de pouco e muito, assim pela ASD até 65.000  euro de faturamento ao ano. Estão isentos também os pequenos produtores agricolas. Estão isentos  da obrigação médicos e farmacias somente a partir de  1° Janeiro a  31 Dezembro 2019.

Isenção é total?

Empresas e trabalhadores autônomos a baixo de 65.000 são isentos somente por um ciclo ativo. Mas terão a obrigação do faturamento eletronico.Isso significa que os cabelereiros e esteticistas receberam de forma eletronica XML as faturas passivas dos fornecedores dos produtos, serviços , consultas e custos de varias empresas.

O que significa e como funciona o faturamento eletronico?

O faturamento eletronico é igual a uma fatura tradicional: não vem igualmente imprimida no papel mas vem gerada de forma digital XML  e vem transmitida ao sistema central da Receita Federal e devem ser guardadas obrigatoriamente por 10  anos. A  transmissão telemática deve ser feita dentro do ultimo dia do mês seguinte  da data do documento emitido e daquele da data de recebimento do documento que declara a operação.

Immagine Fatturazione Elettronica Schema di Funzionamento
Fatturazione Elettronica Schema di Funzionamento

O que muda com o faturamento eletronico para os salões de beleza?

A respeito das faturas de papel, o faturamento eletronico será criada com o pc o um tablet e deve ser enviada eletronicamente para a receita federal através do PEC ou SDI (Sistema di Interscambio). Enquanto as faturas passivas serão recebidas de forma eletronica para todos aqueles fornecedores que tem o vínculo  (es. Oreal, Aveda, Wella, TIGI, GHD, Essie, OPI, Shellac etc…). Portanto o  salão vai se encontrar obrigato a receber faturas de forma eletronica.

Em qual forma é o faturamento eletronico?

A nova forma que as faturas eletronicas devem ser criadas, enviadas e salvas é a forma denominada XML (eXtensible Markup Language). Para abrir esse modelo é suficiente um leitor XML gratis.

Cabelereiros e esteticistas: o que não confundir entre as faturas e nostas fiscais

Esclareceremos para evitar algumas imcompreenções:recibos, notas fiscais, faturas e faturamento eletronico são 4 coisas diferentes.

Recibo Fiscal:se hoje se utiliza recibos fiscais de papel preenchidas a mão ou com a gestão, continuerei a utilizar as notas fiscais sem mudança. Se ainda estou emitindo uma fatura e dou uma copia de papel(não haverá nenhum valor) imprimida pelo rolo de papel pré-fiscal, ainda sim o que conta é a versão eletronica.

Nota fiscal:se hoje se ultiliza um registrador de caixa e se imprime as nostas fiscais.( não confunda as notas fiscais com faturas!)

O faturamento eletronico veio para substituir faturas de papel sejam elas ativas ou passivas:o novo sistema digital permite a criação em  XML, a transmição e a consevação  das faturas e permite abandonar para sempre o suporte de papel e tudo relacionado aos custos de expedição e conservação. E sobre tudo é obrigatório por lei.

O que serve para um cabelereiro e um centro estético para se ajustar a um faturamento ATIVO?

Para enviar  faturas  é necessário o código   SDI: o cliente quando pede uma fatura ele deverá fornecer o código SDI ou a  PEC. Se um cliente privado pede uma fatura (se, pode fazer!)o software insere automaticamente 7 cifras a 0 como  código destinatario e o cliente pode baixar através da gaveta fiscal da Receita Federal.Para enviar automaticamente uma fatura de forma eletronica é indispensável uma gestão que permita  a criação XML, e o envio do SDI e a conservação substitutiva por 10 anos. Em alternativa,se pode enviar também uma fatura manual, é preciso assinar a fatura digitalmente e entrar no painel central da Receita Federal e inserir a fatura .

O que serve para um cabelereiro ou centro estético para se ajustar ao faturamento PASSIVO?

A melhor coisa é ter o código SDI em modo de receber um sistema dedicado a todas as faturas, é  claro que o melhor maneira é ter o código destinatario SDI para receber em tempo todas as faturas e não ter  que se conectar a gaveta fiscal(no qual não envia uma notificação  de uma nova fatura).

Utilizando uma gestão como UALA se respeita todos os requisitos do faturamento eletronico?

Schermata della fatturazione elettronica del gestionale Uala
Fatturazione Elettronica Codice Destinatario e PEC con gestionale UALA

No interior da gestão UALA se encontram todas as funções integradas para administrar o faturamento eletronico ativo e passivo. Detalhadamente se pode:

  1. Criar faturas eletrononicas em modelo  XML
  2. Assinar digitalmente as faturas e sistema SDI automaticamente. Te garantimos a integridade e autencidade aos documentos de forma digital.
  3. Receber as faturas passivas dos fornecedores
  4. Dividir faturas ativas  e passivas com o contador
  5. Conservar automaticamente a norma de lei todas as faturas eletronicas por 10 anos, eliminando os arquivos de papel digitalizando os documentos.

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